O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu na última quinta-feira (5) a visita de colaboradores do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e da Fundação Neotrópica do Brasil.
O objetivo foi realizar o plantio de sementes, ação integrante da Operação “Semeando o Cerrado”. As mudas produzidas no viveiro do atrativo são utilizadas em plantios de reflorestamento da própria RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, além de doadas para os projetos ambientais de instituições parceiras.
O IASB realizou a semeadura de 96 sementes de Jatobá-do-cerrado; 324 de Jenipapo; 540 de Ximbúva; 1.080 de Pororoca; 432 de Jacarandá-branco; 540 de Chico-magro; 378 de Capitão; 54 de Pindaíva e 378 de Amendoim-do-campo e também o processamento de retirada de sementes da espécie Chico-magro, selecionando algumas para fazer a quebra de dormência, estimulando assim a germinação.
“A quebra de dormência é um recurso utilizado pelas plantas, para que as sementes germinem nas condições mais propícias para o seu desenvolvimento, e assim garantido uma melhor viabilidade dos indivíduos e a perpetuação da espécie. Dessa forma, teremos mudas disponíveis para plantio mais rapidamente e no mesmo estágio de desenvolvimento”, revela Nádia Pisetta, bióloga do atrativo.
Já a equipe da Neotrópica fez a semeadura de 216 sementes de Amendoin-do-campo; 378 de Carne-de-vaca; 852 de Caroba; 108 de Pororoca e 444 de Ximbúva e o processamento de sementes nas espécies Carne-de-vaca, Ximbúva e Amendoim-do-campo.
Ao todo foram semeados 5.820 tubetes no viveiro de mudas do Recanto Ecológico Rio da Prata.
Veja as fotos: