Que incrível! Confira como ficou a trilha no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) no último sábado, 25 de fevereiro. A cheia no rio Olho D’Água nos presenteou novamente com belas imagens na qual mostra a trilha submersa pelas águas cristalinas do atrativo:
Esse cenário é reflexo da sua mata ciliar conservada e por estar dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, um tipo de Unidade de Conservação.⠀
“Atuo no Recanto Ecológico Rio da Prata há 1 ano e seis meses e, no último fim de semana, tive a oportunidade de contemplar um acontecimento único: a trilha submersa. Fiquei extasiado ao constatar que, um dia antes ela estava seca e visitantes caminhavam por ela. E com as chuvas ela se transformou em um cenário extraordinário e a sua beleza permanecia a mesma!! Foi incrível!”, relata o colaborador da equipe de fotografia do Grupo Rio da Prata, Mateus Alexandre.
Quando chove muito, o rio da Prata enche, ocasionando o represamento e aumentando assim o nível de água do rio Olho D’Água. É um episódio raro presenciado somente por poucos visitantes!!!
A primeira vez que registramos o acontecimento do fenômeno natural foi em 2018, quando o vídeo viralizou nas redes sociais. O evento se repetiu em março de 2019 e a última vez que o fenômeno aconteceu foi em 22 de janeiro de 2021, onde o deque do Vulcão ficou submerso após as chuvas na região.
Mas por que as águas continuam tão cristalinas?
O rio Olho D’Água, onde acontece o passeio de trilha e flutuação, só se mantém cristalino devido à preservação das suas matas ciliares mostrando o quão importante é a implantação das Unidades de Conservação como a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, no qual o atrativo está inserido.
Quando estas matas são mantidas, há menos erosão nas margens e consequentemente menor carregamento e deposição de sedimentos nas águas. Por isso, mesmo diante de enchentes e chuvas fortes, a água do rio Olho D’água permaneceu tão transparente.