O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, passeios de ecoturismo do Grupo Rio da Prata, localizados em Jardim/MS, foram honrados com a Certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative.
A instituição avaliou as emissões e compensações de CO2 dos atrativos, certificando-os como clima positivo.
Isso significa que eles não apenas neutralizam suas emissões, mas também removem mais carbono da atmosfera do que emitem. Com isso, os atrativos geram um impacto ambiental e climático positivo por meio de suas ações ambientais.
Este reconhecimento destaca os esforços contínuos do Grupo Rio da Prata em promover a sustentabilidade ambiental e a ação climática dentro do setor de turismo.
Critérios atendidos
Para obter esse reconhecimento, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa embarcaram em um processo de certificação em 2023, seguindo rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental estabelecidos pela organização.
Para calcular sua pegada de carbono, eles adotaram princípios como relevância, exaustividade, consistência, transparência e precisão. Isso envolveu três etapas de análise: pesquisa bibliográfica para obter dados sobre o ecossistema local, processamento de imagens de satélite e cálculos para estimar a quantidade total de CO2 capturado.
Todas as emissões relacionadas às operações e à cadeia de valor dos negócios foram minuciosamente avaliadas, permitindo comparações futuras e demonstrando os impactos das medidas de redução implementadas.
Pioneirismo em Sustentabilidade
A Estância Mimosa, passeio de cachoeiras que também integra o Grupo Rio da Prata, tornou-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive. Essa conquista lhe rendeu destaque no Prêmio Nacional do Turismo 2023, iniciativa realizada pelo Ministério do Turismo.
“E seguindo o exemplo da Estância Mimosa, realizamos o inventário dos dados do Rio da Prata e da Lagoa Misteriosa referentes ao ano de 2023 para levantar a pegada de carbono do atrativo. Este processo é muito interessante pois permite a análise das maiores fontes emissoras e o compromisso com ações de redução. Estamos com ações muito fortes para a redução de resíduos e de plástico e atingimos resultados muito relevantes”, revela Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.
Todo o processo de certificação foi realizado com a consultoria Green Initiative, a qual possui expertise internacional e segue todos os padrões rígidos e bem estabelecidos do IPCC (The Intergovernmental Panel on Climate Change).
Sobre o Grupo Rio da Prata
O Grupo Rio da Prata é uma empresa de ecoturismo no estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil, que oferece três experiências únicas em um ambiente sustentável e preservado.
Fazem parte o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa. Em cada um desses locais são adotadas práticas sustentáveis e oferecida uma variedade de atividades, desde flutuação e mergulho com cilindro até passeios por cachoeiras, cavalgadas e observação de aves.
Como parte do seu compromisso com a preservação ambiental, criou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Estância Mimosa, dedicadas à proteção da biodiversidade, e a RPPN Lagoa Misteriosa que segue em processo de criação. As atividades turísticas são realizadas dentro dessas reservas, assegurando uma convivência harmoniosa entre o turismo e a natureza local
Na operação dos passeios é priorizado a minimização dos impactos ambientais, adotando medidas como programas de reflorestamento, gestão responsável dos resíduos, agrofloresta, o uso de energia solar, entre outros. Além disso, o Grupo Rio da Prata colabora ativamente com ONGs em projetos voltados para a educação e conservação ambiental.
O compromisso do Grupo Rio da Prata se reflete em oferecer experiências autênticas de ecoturismo, seguras e sustentáveis, em meio a ambientes naturais preservados.
Saiba mais: www.gruporiodaprata.com.br