O Governo de Mato Grosso do Sul promoveu na segunda-feira (20) o 2º Seminário Ação Climática no Turismo, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento destacou ações climáticas no setor e as perspectivas de financiamento às empresas que buscam reduzir e neutralizar a emissão de carbono.
A Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Luiza Coelho, participou do painel “Iniciativas para a Descarbonização do Setor do Turismo em MS – Oportunidades e Desafios”, onde apresentou a jornada sustentável do grupo, do qual fazem parte o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa.
Em cada um dos atrativos são adotadas práticas sustentáveis e oferecida uma variedade de atividades, desde flutuação e mergulho com cilindro até passeios por cachoeiras, cavalgadas e observação de aves. Como parte do seu compromisso com a preservação ambiental, criou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Estância Mimosa, dedicadas à proteção da biodiversidade, e recentemente foi criada a RPPN Lagoa Misteriosa.
Durante o evento, Luiza destacou também a conquista da Certificação Climate Positive concedida pela Green Initiative que avaliou as emissões e compensações de CO2 dos atrativos, certificando-os como clima positivo. Isso significa que eles não apenas neutralizam suas emissões, mas também removem mais carbono da atmosfera do que emitem. Com isso, geram um impacto ambiental e climático positivo por meio de suas ações ambientais.
Este reconhecimento destaca os esforços contínuos do Grupo Rio da Prata em promover a sustentabilidade ambiental e a ação climática dentro do setor de turismo.
Ao final do seminário, os diretores Eduardo Coelho, Simone Coelho e Luiza Coelho receberam um certificado simbólico da Green Initiative, reconhecendo a certificação Climate Positive alcançada em março para o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa.
Sobre o Seminário
A segunda edição do seminário foi promovida pela Fundtur (Fundação de Turismo de MS) e Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a Green Initiative. Assista: