Grupos Escolares e Visitas Técnicas


O Recanto Ecológico Rio da Prata é um passeio de ecoturismo que, desde a sua abertura em 1995, norteia o desenvolvimento de sua operação pelos princípios do ecoturismo sustentável. O passeio é desenvolvido dentro de uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural - uma unidade de conservação da natureza que permite a proteção perpétua da área, criada por iniciativa do proprietário. As ações ambientais e modelo de ecoturismo deste empreendimento já foram reconhecidas através do recebimento de prêmios nacionais, como o Prêmio ECO 2019 da Ancham, e finalista do prêmio Tourism for Tomorrow Awards 2019 da WTTC-Global Sustainable Tourism Council.
O "Roteiro para Estudo do Meio" foi criado especificamente para atender grupos de escolas e visitas técnicas, no qual oferece um programa que abrange o ecoturismo como ferramenta para a educação ambiental, agregando noções de biologia da conservação, com enfoque às ações ambientais aplicadas dentro do atrativo.
Podem participar do Roteiro: grupos escolares, grupos de universidades e diversas instituições de ensino. A programação do roteiro é sob demanda, com modificações de acordo com perfil do grupo, direcionando o conteúdo aplicado para diferentes linhas pedagógicas e projetos de estudo.
A realização do roteiro consiste em passar aos alunos princípios de conservação ambiental por meio das atividades dos passeios e das palestras realizadas posteriormente, tratando de assuntos importantes, como: reciclagem do lixo, práticas e projetos adotados pelas empresas e informações sobre o ecossistema cerrado.
É uma oportunidade de ver na prática tudo o que foi aprendido nas matérias de Biologia, Geografia, Geologia e Ecologia, de forma diferente e divertida.
Dentro da programação oferecemos também a oportunidade da realização de um plantio de mudas de espécies nativas pelos alunos.
Infra-Estrutura disponível:
Receptivo com TV de LCD e DVD para apresentações didáticas (avisar com antecedência).
Almoço típico de fazenda com pratos e doces caseiros regionais.
Pomar, compostagem, viveiro de mudas, minhocário e horta para visitação, acompanhado por biólogo.
Banheiros e vestiários dimensionados para o atendimento de grupos maiores (excursões).
Receptivo com redário, loja e bar onde são vendidos: artesanatos regionais, camisetas, bonés, cartões postais, doces caseiros, refrigerantes, etc.

Informações preliminares e dúvidas frequentes:

1Como comprar o roteiro?
O roteiro de estudo do meio é reservado através das agências de turismo de Bonito e Jardim, MS. Veja lista de agências na seção Onde Comprar no menu Como visitar ou entre em contato por e-mail: natani@gruporiodaprata.com.br
2O que está incluso?
Em geral o roteiro de estudo do meio inclui almoço, o passeio de trilha e flutuação, visita aos projetos ambientais do receptivo, e uma palestra e/ou plantio de árvores.
No passeio de Trilha e flutuação é incluso: todo o equipamento obrigatório (roupa de neoprene de 5 mm com mangas longas e perna curta, bota de neoprene, máscara e snorkel) e opcional (colete salva-vidas) está incluso no valor do passeio, assim como seguro contra acidentes e guia especializado.
Visitantes que trouxerem equipamentos próprios como máscaras e snorkel e roupas de neoprene não terão desconto no valor do passeio, e deverão ter seus equipamentos aprovados para uso com a recepção.
É proibido fazer a flutuação usando óculos de natação.
Oferecemos locação de máquina subaquática Go Pro. Na sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs. Aceitamos cartão VISA, AMEX, Mastercard e Dinners.
3 Existem restrições médicas para a flutuação?
- Para gestantes até 24 semanas, ver orientações de segurança abaixo.
- Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar o passeio.
- Visitantes com cirurgia invasiva recente (até 30 dias), epilepsia, histórico de AVC, histórico de infarto, histórico de choque anafilático (anafilaxia), e portadores de marca-passo não podem realizar o passeio.
Orientações e recomendações de segurança para gestantes até 24 semanas:
- O seu passeio deve ser agendado preferencialmente nos horários mais frescos.
- Evite exposição prolongada ao sol.
- Não realize a atividade se não estiver bem-alimentada ou se sentindo em excelentes condições de disposição. Após o inicio do passeio, você estará em local onde o socorro e remoção será demorado e difícil.
- O balanço de oxigênio no corpo da gestante funciona diferente do normal, então é importante que a respiração flua adequadamente. Não realize a atividade se sentir sem folêgo ou sem ar.
- Desça e suba as escadarias bem devagar, fazendo pausas para respirar.
- Gestantes não podem fazer apnéia ou prender o fôlego durante mergulhos.
- Procure se manter hidratada durante a atividade. Leve água mineral.
- Preste muita atenção nas escadas e observe irregularidades no terreno durante a trilha, evite tropeços, tombos e quedas.
- O colete salva-vidas precisa se ajustar bem ao corpo e ficar confortável, não pode ficar apertado. Caso não fique e não haja outro equipamento é melhor não realizar a atividade.
4Qual a idade mínima para o passeio?
06 anos, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
• Ressaltamos que os pais são responsáveis por assegurar que as crianças cumpram as orientações de segurança.
• Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar ao receptivo é obrigatório que um responsável retorne com a mesma. Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o início da atividade, mesmo que não seja realizada completamente.
5É necessário fazer reserva com antecedência?
As reservas para o passeio são feitas através das agências de turismo de Bonito e Jardim, MS.
Veja a lista de agências na seção Onde comprar no Menu Como visitar.
Para feriados e férias escolares, é bom fazer a reserva com pelo menos um mês de antecedência.
6É necessário saber nadar para fazer a flutuação?
Na maior parte do percurso o rio é relativamente raso e dá pé, mas a regra é que não se pode colocar o pé no chão para não levantar sedimentos.
Como a roupa de neoprene e colete salva-vidas mantém a pessoa flutuando, uma pessoa que não sabe nadar, mas se sente confortável, consegue usar a máscara e snorkel e tem bom domínio na água, em geral, esta pessoa consegue fazer o passeio.
7O que devo levar?
Roupa de banho e toalha. Usar roupas e sapatos confortáveis, e chapéus ou bonés para proteção solar, são recomendados.
É recomendado usar legging na flutuação principalmente para passeios em horários de sol muito quente, pois como não é permitido usar protetor solar é recomendado usar uma calça legging por baixo da roupa de neoprene, pois nossas roupas são manga longa e perna curta.
Durante as atividades, não é permitido o uso de equipamentos não solicitados e nem incluso nos passeios como drones, lastros de mergulho, facas, equipamentos de filmagens profissionais, entre outros, que o visitante possa trazer e tentar usar durante a atividade.
8Qual a distância de Bonito até o Rio da Prata?
A distância de Bonito ao Recanto Ecológico Rio da Prata é de 45 km em estrada toda asfaltada. A saída de Bonito deverá ser feita pelo menos 45 minutos antes do horário do passeio. Por exemplo: passeio 10h00, horário máximo de saída de Bonito às 09h15.

Você em harmonia com a natureza

Venha conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata, aguardamos a sua visita!