Observação de Aves e Passarinhada
Fotos protegidas por direitos autorais. Não permitida reprodução total ou parcial das imagens sem autorização. Para divulgação utilize as fotos disponibilizadas no Mídia Kit.
O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece dois roteiros voltados à observação de pássaros: a passarinhada e a observação de aves.
Localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, a fazenda é um local estratégico para a atividade com 241 espécies registradas. Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul são algumas das espécies avistadas.
A observação de aves é um roteiro mais longo, voltado para público mais técnico, acompanhado de guia especialista e realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A atividade aproxima o ser humano da natureza, despertando o espírito aventureiro e, também, exercitando a capacidade de concentração e paciência.
Outro excelente ponto para avistar as aves é o receptivo da fazenda, assim como as estradas internas, campos e açudes. Estes pontos são percorridos na atividade de "Passarinhada": ideal para iniciantes na atividade de observação de aves ou para quem gosta de fotografar e observar a vida silvestre.
Tanto a Observação de aves como a Passarinhada são feitas com o acompanhamento de um guia.
Obs: A diária do Guia Especialista de Observação de Aves NÃO ESTÁ INCLUSA no valor deste passeio, o guia é contratado através de uma agência de turismo de Bonito.
ESPÉCIES DE AVES
PESSOAS POR GRUPO
HORAS DE DURAÇÃO
Informações preliminares e dúvidas frequentes:
Na sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs.
Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o início da atividade, mesmo que não seja realizado completamente.
12h00 - Almoço no receptivo do Rio da Prata.
13h30 - Opcional: Continuar a Observação de aves junto com o Passeio de Trilha e flutuação (passeio opcional, agendar antecipadamente) ou permanecer nos arredores da sede da fazenda observando as aves.
Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar a atividade.
Visitantes com cirurgia invasiva recente (até 30 dias), epilepsia, histórico de AVC, histórico de infarto, histórico de choque anafilático (anafilaxia), e portadores de marca-passo não é recomendada a realização do passeio (Assinar Termo de Assunção de Responsabilidade e Compreensão de Risco).
Visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade.
As restrições médicas devem ser consultadas para verificar se você está apto a realizar a atividade.
Pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, labirintite, doenças do labirinto, ou quaisquer outras restrições que levem a perda de consciência podem ter seus estados de saúdes agravados em decorrência da atividade.
De acordo com seu histórico de saúde e quando necessário para evitar casos graves, o visitante deve portar seus próprios medicamentos durante o passeio (ex: bombinha de asma, anti-alérgicos). Não possuímos medicamentos em nossos kits de primeiros socorros.
Adaptações de trajeto e requerimento de maior apoio para visitantes devem ser solicitados e planejados com antecedência. Não possuímos estrutura de acessibilidade no receptivo e percurso do passeio.
Durante o passeio (a partir da sede até o retorno a ela) não é permitido: Ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como na beira do rio.
Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.
Grau de dificuldade: Fácil
Condicionamento físico necessário: Condicionamento para esforço moderado.
Parte das atividades é realizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Cabeceira do Prata.
Outras atividades no Recanto Ecológico Rio da Prata
Uma suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio.
Uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, aprender sobre a vida do homem do campo, conhecer as práticas de pecuária aplicadas na fazenda, ver bezerrinhos e cavalgar entre o gado. Tudo isso aliado a um cenário de beleza única e acompanhado por um belo pôr do sol pintado de tons de rosa, laranja e azul.